Passo 1: Para acessar o analytics, selecione no Dashboard (Painel admin) a opção "Analytics", disponível logo abaixo de "Configurações".




Passo 2: Com a interface aberta, é possível verificar de início, os dados no gráfico dos últimos 7 dias, referentes à novos usuários e acessos.

               

Novos Usuários: Um novo usuário é contabilizado quando o usuário é adicionado ao sistema, seja pelo primeiro login via AD/ADFS ou não.


Acessos: Um acesso é contabilizado quando o usuário abre a aplicação e interage com algum item do aplicativo (notícia/evento/página) e é contabilizado em intervalos de 3 minutos, ou seja, caso ocorra mais acessos dentro de 3 minutos eles não são contabilizados.



Passo 3: Como informado no item anterior (Passo 2), primeiramente são exibidos dados dos últimos 7 dias no gráfico. Além disso, a ferramenta de Analytics do Worksphere permite ampliar a visualização dos dados para uma quantidade maior de dias, ou para grupos de usuários específicos, selecionando o campo respectivo, conforme a imagem a seguir:



A) Na grande caixa demarcada em vermelho na imagem acima, é exibida a área para selecionar manualmente um período de datas, clicando sobre dois dias aos quais irão formar um intervalo de tempo, de onde serão exibidos os dados. Por exemplo, na imagem abaixo foi selecionado primeiro o dia 8 de Agosto (clicando sob o dia dentro do calendário) e depois 31 de Agosto (ao clicar no botão "APLICAR" destacado pela cor verde na imagem acima, o Analytics irá exibir os dados pertencentes ao gráfico para o intervalo dentre as datas selecionadas.


B) O sistema conta também com uma pequena interface à esquerda destes calendários, onde é possível selecionar períodos pré determinados de data, como por exemplo dados dos últimos 30 dias (caso o filtro não seja realizado automaticamente, é necessário clicar no botão em verde "APLICAR" para realizar o filtro):


C) Com o filtro realizado, podemos observar que mais dados estão disponíveis no gráfico. Para verificar com precisão o dado de um único dia, é preciso passar o mouse sobre uma bolinha em azul (como destacado na imagem abaixo).



Passo 4: Como demonstrado na imagem abaixo, há outro segmento à parte que exibe os dados relacionados com os dados desde o desenvolvimento do app da sua empresa, mas também há períodos fixos (como por exemplo dados de acessos dos últimos 7 dias).




A) Primeiramente temos a porcentagem geral de usuários que utilizam o app de sua empresa através de dispositivos Android e também de iOS.


B) Em seguida, temos dados sobre o número total de acessos desde as etapas de desenvolvimento do aplicativo da sua empresa, assim como o número de acessos do dia atual, dentre outros dados.



C) Abaixo, temos o gráfico de "pizza", o qual demonstra de onde os usuários do aplicativo têm acessado o aplicativo. De acordo com o gráfico abaixo, sabemos que 100% dos usuários usam o aplicativo mobile. À direita temos o Mapa de Calor de acessos, ou seja, quanto mais escuro o bloco de horário, maior a quantidade de pessoas que acessam o aplicativo naquele horário.




Passo 5: Por último, temos o detalhamento dos primeiros novos dados de comentários, curtidas e visualizações. Ou seja, temos elencado desde o primeiro comentário, visualização ou curtida realizado no primeiro dia do filtro selecionado, até mais 4 itens seguintes (exibindo 5 itens ao todo).