Olá! Este procedimento irá te mostrar como adicionar e configurar o WVDS Comunicator em seu Microsoft Teams.



ÍNDICE



Configuração do aplicativo:


Você precisa ser um administrador da sua corporação/empresa para poder instalar e configurar o aplicativo corretamente.

Um usuário normal ou convidado em sua corporação poderá instalar o aplicativo, mas receberá um erro de administração ao tentar usar ou configurar o aplicativo.





Instalando a aplicação em sua corporação:


Acesse o link do aplicativo já com a conta de administrador logada e clique em "Obter agora


Link do app: 1-to-1 WorldVDS Communicator Ou procure pelo app na loja de aplicativos Microsoft AppSource


Agora acesse https://admin.teams.microsoft.com e faça login com as credenciais de administrador. Se você não for um administrador, não será possível instalar esse aplicativo em sua empresa.


Vá em "Aplicativos do Teams"  e pressione "Gerenciar aplicativos" (Gerenciar aplicativos)




Você verá a lista de aplicativos disponíveis, basta pesquisar por "Worldvds Communicator" no campo de pesquisa.






Custumozando o aplicativo para sua empresa:


A primeira etapa para aproveitar ao máximo o aplicativo, é personalizar o WorldVDS Communicator de acordo com sua Empresa. Esse é um recurso especial desse aplicativo que permite alterar o nome do aplicativo e o ícone

criando uma experiência imersiva e exclusiva para todos os seus usuários.


Basta clicar no "✅" ao lado do ícone do app na lista e o botão "Personalizar" ficará disponível:



Em seguida, basta clicar em "Personalizar" e você verá as opções de personalização que permitem que você deixe o aplicativo com a cara da sua empresa.


Você pode alterar o nome, a descrição e a descrição longa, e até mesmo o ícone que apresentará aos seus usuários. 


Escolha um nome divertido, como "Minha TV" ou "Nome da empresa TV" e crie um ícone divertido. 


Consulte a diretriz de ícones da Microsoft para verificar os tamanhos e as cores dos aplicativos do Teams e carregue-os na barra lateral.



Exemplo:




Após a personalização, clique no nome do aplicativo e certifique-se de que o status esteja em "Permitido" esteja selecionada. (Lembre-se que aparecerá o nome que você configurou no passo anterior)





Dando permissões ao aplicativo



Clique na aba “Permissões”.  Clique no botão “Revisar permissões e consentimento” e faça login com seu usuário administrador dar as devidas permissões.





As permissões são necessárias para que este aplicativo funcione e são todas permissões do tipo “somente leitura” como explicado a seguir


  • Ler configurações de RBAC do diretório - Esta permissão (somente leitura) permite consultar funções de usuário, como se alguém é um administrador, para permitir que esses usuários acessem as Configurações. Dados sensíveis não podem ser consultados com esta permissão.


  • Faça login e leia o perfil do usuário - Esta permissão permite que o aplicativo gere um token paral ogin único no login do usuário. Nenhuma senha ou dados confidenciais são coletados, apenas um endereço e-mail, identificação do usuário e nome são necessários.


  • Ler perfil básico/estendido para todos os usuários - Esta permissão permite a consulta de perfil básico/estendido, dados do usuário para toda a corporação, como endereço de e-mail, nome e identificação do usuário, país, setor, localização, idioma para enviar notificações do seu aplicativo e permite que os administradores atribuam licenças e criem departamentos personalizados. Nenhum dado sensível é adquirido.


  • Enviar uma atividade de trabalho em equipe para qualquer usuário: esta permissão permite que o aplicativo envie notificações criadas pelos gerentes de conteúdo da empresa para os usuários. Nenhuma notificação é enviada automaticamente pelo aplicativo.


  • Ler nomes e descrição de equipes - Esta permissão permite que o aplicativo leia o nome de equipes criadas para permitir que você personalize canais para equipes, esta é uma permissão com somente leitura, portanto nenhuma alteração é permitida.


  • Ler grupos - Esta permissão permite que o aplicativo leia os grupos aos quais cada usuário pertence. Isso é usado para você personalizar equipes e emissões específicas para comunidades, é somente leitura permissão para que nenhuma alteração seja permitida.


  • Ler todas as configurações do RBAC - Permite que o aplicativo consulte quem é o administrador e funções de outros membros da equipe para estabelecer as permissões corretas no aplicativo.




Após autorizar as permissões, aparecerá uma mensagem no topo da tela:





Permitir que todos os usuários vejam o aplicativo


Após autorizar o aplicativo, você precisa criar um “pin” ou “ícone” para dar acesso aos usuários ao aplicativo (Comunicador WorldVDS) sem a necessidade de instalação individual. Isso torna o projeto instantaneamente acessível para todos. Você pode fazer isso editando sua política global ou, se estiver familiarizado, pode criar e atribuir uma nova política para usuários




Acesse https://admin.teams.microsoft.com/ e selecione Aplicativos do Teams > Configurar politicas.


Você verá uma lista de permissões.




Você pode fixar o aplicativo na organização. Os usuários poderão ver o aplicativo, mas não poderão usá-lo, a menos que você lhes conceda permissão e licença, conforme explicado posteriormente. Basta adicionar e procurar o aplicativo no painel de instalação e no painel de fixação, como na imagem abaixo




Como você pode ver a seguir. Por padrão o aplicativo fica em último no menu fixado, recomendamos que o deixe em primeiro para dar maior visibilidade aos seus comunicados e campanhas.

























Essas alterações levam até 24 horas, conforme declarado pela Microsoft, portanto, talvez seja necessário esperar o período este tempo para ver o aplicativo na barra esquerda.




Configurar usuários licenciados


Faça login em seu aplicativo do Teams ou na versão Web com a conta de administrador e depois clique no aplicativo na barra esquerda. Clique nele. e selecione a opção “Configurações” e depois “Licenças de usuário



Nesta tela, você pode ver quantos usuários têm permissão para usar o aplicativo, a maioria deles são “Visualizadores”, e alguns “Administradores Globais”, que são os administradores da corporação.



Você obtém 10 licenças gratuitas e sem qualquer assinatura, sem necessidade de cartão de crédito ou compra.

Mais licenças devem ser adquiridas no App Source.



Essas mensagens informam e direcionam você para a página de assinaturas para adquirir licenças, caso precise de mais espectadores.



"License All Users" concede permissão a todos os usuários da sua corporação. Você precisa ter licenças suficientes para usar este botão.


O "Automatic licensing" permite atribuir uma licença quando os usuários acessam o aplicativo pela primeira vez. Isso só funciona se você tiver licenças não atribuídas. Se você tiver 0 licenças disponíveis, um “não licenciado” aparecerá

aos usuários.


Obs: É recomendado ter todos os usuários licenciados, pois ao enviar notificações somente usuários licenciados são notificados. Se você tiver a licença automática habilitada, os usuários deverão primeiro entrar no aplicativo para obter uma licença, e então receber as notificações.





Esta é a lista completa de todos os seus usuários. Você pode pesquisar por nome ou endereço de e-mail. Você pode atribuir licenças por usuário clicando na caixa de seleção “Licença/licence”. Esta tela permite atribuir funções de usuário. Existem 3 funções:


  • Visualizador/viewer - O usuário pode visualizar a transmissão de seu próprio departamento e navegar pelo conteúdo daquela transmissão. Além disso, esses usuários recebem notificações na barra de atividades.


  • Gerenciador de conteúdo/Content Manager - Este usuário pode acessar as opções de Configurações/Transmissão para gerenciar conteúdo, adicionar vídeos, configurar conteúdo e enviar notificações.


  • Administrador Global/Global Admin - Este usuário tem acesso total ao anterior e também pode acessar a seção Usuário e Opções de licenças




Configurando o broadcast que os usuários poderão ver


Você pode alterar o Departamento do usuário para selecionar o tipo de transmissão pré-configurada. Isso faz com que os usuários da transmissão vejam apenas os itens destinados aquele setor. Ao criar uma nova transmissão/broadcast (mostraremos como fazer isto nos próximos passos), você deve selecionar um setor, assim você poderá criar subgrupos de usuários que veem diferentes comunicações e recebem notificações diferentes.



Na maioria das vezes você desejará manter todos no Global e criar uma única transmissão para todos

os usuários globais. Esta opção é usada quando você deseja criar informações diferentes para um conjunto específico de utilizadores, mas exigirá trabalho de gestão adicional.


Por exemplo, se você deseja criar um conteúdo da fábrica com conteúdo diferente para o pessoal da fábrica, ou se você deseja construir uma comunicação específica para a Administração.


Essa configuração não altera nada na sua corporação; é uma configuração específica do Worldvds.


Se você alterar um usuário para um tipo de transmissão que ainda não tenha uma transmissão criada, esse usuário verá apenas uma mensagem “no playlist/sem lista de reprodução”. Certifique-se de criar uma transmissão antes de mudar o usuário ou crie a transmissão imediatamente após mudar de usuário.





Administração avançada (múltiplos) de usuários


Você pode usar o campo pesquisa na tabela e depois alterar vários usuários ao mesmo tempo. Você pode pesquisar qualquer campo listado como país, parte do e-mail ou setor. Depois que a pesquisa for feita você pode aplicar uma alteração em todos os usuários pesquisados, basta clicar no botão "Change data to all serched users".


Você poderá clicar em Licença/licenced para ativar ou desativar a licença do grupo selecionado, alterar a regra de permissão ou modificar o setor de transmissão (view Broadcast). Após alterar, clique em "Update" no canto do pop-up.

Ao clicar em "Update", as alterações são forçadas em todos os usuários selecionados, apenas os campos alterados são afetados, os campos originais dos usuários marcados com valores múltiplos/diferentes, se não forem alterados, não serão afetados.


Use isto para colocar os usuário em broadcasts/transmissões com base no país, ou domínio de e-mail, ou setor. Estes departamentos podem ser úteis para criar broadcasts/transmissões segmentadas, conforme verá nos próximos procedimentos. Use isto para licenciar usuários ou grupos de usuários se não quiser usar a opção “licença automática”.




Com o aplicativo configurado e os usuários adicionados, agora você está pronto para criar sua transmissão. Veja como realizar este processo no seguinte procedimento: Como criar um broadcast/transmissão em seu WVDS Communicator (Microsoft Teams)