Olá! Seja bem-vindo ao procedimento que ira te ensinar como criar uma transmissão/broadcast em seu WVDS Communicatos dentro do Microsoft Teams.



Para executar este procedimento, você precisará ter realizado o set-up da aplicação. Caso ainda não tenha realizado a configuração inicial, acesse este procedimento: Instalando e configurando o Microsoft Teams (WVDS Comunicator) 




ÍNDICE





Criando uma nova transmissão/boradcast



O Broadcast é a base da sua comunicação. Você pode criar uma transmissão para incluir todos os usuários da sua empresa ou você pode segmentar usuários em departamentos e, em seguida, criar uma transmissão específica para aquele departamento. Você poderá criar apenas um broadcast por setor.


1) - Para criar uma nova transmissão, basta clicar no botão de adição (+) na página "Settings


Na sequência, aparecerá as opções de configuração do seu broadcast.




2) - Para criar a Transmissão, preencha o formulário selecionando um nome para o broadcast e um departamento/setor no campo "Department". Você só pode criar uma transmissão por departamento. 


Ao selecionar o Departamento Global fará com que toda a empresa veja este broadcast.


3) - No campo "Server", caso você não tenha uma conta B2 Mídia, pode deixar a opção em "This Cloud Server", assim será gerado um servidor em núvem para armazenas os seus conteúdos.



Se você já possui uma conta B2 Mídia, você pode criar um Broadcast e gerência-lo em sua conta B2 Mídia, assim como faz com os terminais. Ao fazer isso, um novo Terminal aparecerá na sua conta e você pode gerenciar o conteúdo pela sua conta B2 Mídia e usar o conteúdo que já está na conta, os mesmo que você usa na sua TV Corporativa.



Para criar um Broadcast para ser gerenciado como Terminal em sua conta B2 Mídia, selecione a opção "Another worldvds.com server" e preencha o endereço do servidor e as credenciais da sua conta (email e senha da conta master)



Após selecionar a opção que mencionamos, irá aparecer 3 campos para configuração


Configure o server da seguinte forma:


Server Adress: https://tv.b2midia.com.br/


Já as credenciais de conta (Master Accont e Master Password) devem ser solicitadas à equipe B2 Mídia. Entre em contato pelo email: suporte@b2midia.com.br





4) - Após preencher os campo, clique em "Create". O sistema irá carregar as informações e, após isto, mostrará a página de Broadcast já com o Broadcast que você criou.




Caso você tenha configurado o broadcast com sua conta B2 Mídia, caso clique no broadcast, o sistema mostrará a seguinte mensagem, indicando que a gestão deste broadcast deve ser feito em sua plataforma, a mesma que utiliza para gerir seus terminais de TV corporativa.


Caso seja um broadcast criado com a opção padrão de servidor em nuvem, ao clicar no broadcast ele abrirá a tela de gerenciamento do broadcast





A importância de um departamento


O departamento é uma opção muito importante porque ajuda você a segmentar sua comunicação.


Por exemplo, se quiser comunicar determinadas mensagens a um conjunto de usuários, você pode atribuir um departamento para esses usuários e, em seguida, criar uma transmissão para este departamento. Somente os usuários desse departamento verão o conteúdo que você publica naquela transmissão



Editando o seu Broadcast


No menu de Broadcasts você pode ver todas os Broadcasts/transmissões que você criou, exibidas como uma lista de cartões com a informação a seguir:


  1. Carrossel com as imagens/Thumbnails da playlist
  2. Botões de navegação do carrossel
  3. Nome do broadcast
  4. Informações do Broadcast
  • Número de usuários do departamento que estão com o aplicativo aberto 
  • Número total de usuários que estão dentro do departamento daquele broadcast.
  • Nome do departamento daquele broadcast.









Clique para editar


Para editar o Broadcast/Transmissão, basta clicar no nome ou no carrossel do broadcast.






Alterando as configurações do Broadcast



Para alterar as configurações do broadcast como nome ou departamento, clique no nome ou carrossel do broadcast e, em seguida, na nova página, clique nos três pontinhos ao lado do nome para abrir o menu de suspenso e clique em Settings:




Um formulário será exibido com as configurações do Broadcast, possibilitando que altere o nome e o departamento do broadcast:


Para salvar, clique em "Save"


Lembre-se que você só pode ter um Broadcast por departamento. Se você escolher um departamento que já possua um Broadcast criado, aparecerá uma mensagem de erro. Além disso, o nome do Broadcast também não pode se repetir




Broadcast Dashboard



O Dashboard de Broadcast te oferece uma visão geral rápida de todas as informações em um broadcast:

 

  • Playlist: o elemento onde gerenciamos nosso conteúdo para ser exibido aos usuários do departamento de do Broadcast
  • Usuários Ativos: Um gráfico mostrando os usuários únicos que abriram o aplicativo nos últimos 30 dias
  • Notificações do Teams: as últimas notificações criadas para serem exibidas aos usuários deste Broadcast.





Broadcast Dashboard: Playlist


A playlist é um elemento do Broadcast onde colocamos os conteúdos a serem exibidos aos usuários. Uma playlist pode ser dividida em zonas e cada zona possui um conjunto de conteúdos a serem exibidos de forma distinta.




Criando uma lista de reprodução de zona única


Para criar uma playlist basta clicar no botão "Create Playlist" no Dashboard do broadcast



Na próxima tela você pode escolher a resolução da playlist e as zonas. Neste momento vamos focar em apenas uma única zona e nos próximos passos você verá como configurar mais de uma zona.



Primeiro você escolhe a resolução da playlist. Você pode escolher entre:

1. HD (1280x720)

2. Full HD (1920x1080)

3. Resolução personalizada


A resolução é importante porque definirá a proporção do conteúdo a ser exibido. Você pode usar resoluções HD ou Full HD se tiver conteúdo 16:9 ou você pode personalizar a resolução se desejar inserir conteúdos com proporções diferentes. 


Por exemplo, se você quiser exibir conteúdo para usuários que usam Teams em celulares, você pode criar um departamento de transmissão com esses usuários e depois criar uma playlist com proporção de 9:16 (Vertical) para melhor exibição do conteúdo.


Após escolher a resolução, como estamos focando em playlists de zona única, basta clicar no botão “Create” na parte inferior da página para criar a sua playlist. Depois que a Playlist for criada, você retornará para o Dashboard do Broadcast.



Para começar a gerenciar o conteúdo da playlist basta clicar no botão “Gerenciar Playlist”. Para mudar a resolução e zonas, clique em “Edit Playlist Zones”.





Criando uma playlist com múltiplas zonas



Uma playlist de múltiplas zonas pode mostrar vários conteúdos ao mesmo tempo, em zonas divididas independentes. Por exemplo, se você deseja criar um dashboard para mostrar diferentes informações em uma tela dividida ou se você deseja exibir uma zona pequena para mostrar mensagens no rodapé ou marca d'água. 



Para criar uma playlist de zonas múltiplas, escolha um layout predefinido:


Ou você pode personalizar adicionando as zonas desejadas clicando no botão “Add screen zone


As zonas têm as seguintes propriedades:


● Position: X & Y

● Size Width (largura) & Height (altura)



Você pode preencher o formulário com os valores desejados ou arrastar e redimensionar as zonas à direita


As zonas são transparentes, você pode sobrepor zonas e colocar uma imagem PNG transparente em uma zona para criar um efeito de marca d'água, por exemplo.


O conteúdo se adaptará às zonas. No caso de vídeos e imagens, pode ser que fiquem distorcidos se a proporção for muito diferente da zona, ou seja, sempre mantenha a proporção da zona. Os widgets se adaptarão de forma responsiva.




Agora que o broadcast e playlist estão criados, você terá que aprender como realizar o upload de imagens e vídeos em sua playlist. Siga este procedimento: Upload e gestão de arquivos no WVDS Communicator (Microsoft Teams)