Olá, Seja bem-vindo ao procedimento que irá te mostrar como realizar a gestão dos conteúdos em seu WorldVDS Communicator. Você aprenderá como realizar as principais operações de gestão em nossa plataforma. 


Para seguir este passo a passo, os seus conteúdos já devem estar upados na plataforma. Caso ainda não tenha realizado o upload de imagens e vídeos, siga este procedimento: Upload e gestão de arquivos no WVDS Communicator (Microsoft Teams) 



ÍNDICE


Acessando sua playlist


1) - Para acessar a área de gestão da sua playlist, acesse o aplicativo em seu Teams e clique na aba "Settings". Por padrão, o app já abrirá a aba de "Broadcasts", basta você clicar no broadcast que deseja gerenciar os conteúdos.




2) - Dentro do Broadcast terá aquela tela que você já viu em procedimentos anteriores. Agora clique em "Manage playlist" para gerenciar sua playlist:


Na sequência aparecerá esta interface com sua playlist aberta:



Adicionando items em sua playlist



Após realizar o upload dos seus aquivos no "My Files", você poderá adicioná-los à zona de sua playlist. O My Files no menu lateral seguirá a mesma estrutura de pastas que você criou anteriormente em outros procedimentos. Você pode navegar pelas pastas clicando na pasta desejada; para voltar, você pode clicar no nome da pasta anterior na navegação estrutural.



Exemplo:

Neste exemplo, estou dentro da pasta "Imagem". Para retornar, basta clicar no nome da pasta anterior, no meu caso, a pasta anterior é o "My Files".


Após localizar o item que deseja adicionar em sua playlist, basta clicar, segurar e arrastar para sua playlist:



Após arrastar o arquivo para a zona da sua playlist, um novo elemento é criado, chamamos esse elemento de Slide: 

Você pode arrastar quantos arquivos quiser para criar uma sequência de slides:


Após arrastar os arquivos e criar um slide, o slide será criado no status "Offline" para poder editar suas propriedades antes de publicar. Quando o slide estiver pronto para publicação, basta clicar no botão de alternância para ligá-lo e deixa-lo "on-line"

Os slides online aparecerão em verde e os slides offline aparecerão em vermelho:


Offline:

Online:




Widgets e templates


Além de Imagens e Vídeos você pode escolher Widgets na área Widgets da plataforma. Widgets são pequenos modelos animados que permitem criar conteúdo de forma muito rápida. Os widgets possuem um conjunto de opções e animações predefinidas que permitem otimizar a produção de conteúdos e focar na sua mensagem.


Os widgets podem ser acessados na aba Widgets, localizado no lado direito dos conteúdos da sua playlist, a baixo do My Files. 




Eles estão divididos em categorias para facilitar sua localização:



  • Chats = Gráficos

  • Corporate = Corporativo

  • Custom = Widgets Customizados

  • Templates = Pasta onde ficam os widgets configurados que o usuário pode salvar

  • Media = Mídia (Imagens)

  • News = Notícias
  • Time = Relógios e contadores










Exemplo de widget de notícias corporativas com imagem, título e texto. Também é possível personalizar as cores dos widget para ficar com a cara da sua empresa:



Para inserir um widget em sua playlist, basta fazer o mesmo movimento de imagens e videos, clique, segure, arraste e solte:

Você pode arrastar quantos Widgets quiser e pode misturar Imagens, Vídeos e Widgets em sua playlist.




Alterando propriedades do slide



As propriedades dos slides são um conjunto de propriedades que incluem: nome, Status, Tempo, Volume, Agendamento, entre outros.


Exemplo de propriedades e atalhos de um slide:

  1. Posição do item na playlist.
  2. Seleção do slide.
  3. Miniatura do slide.
  4. Nome do slide: Herdado do nome do arquivo.
  5. Tempo: Herdado do arquivo original ou widget, no caso de imagens o slide é criado com hora padrão de 10 segundos.
  6. Data da última alteração do slide.
  7. Chave para alterar o status: Online ou Offline
  8. Configurações do slide.
  9. Agendamento: Defina um cronograma para exibição do slide; O slide só será exibido quando o agendamento for válido.
  10. Duplicar Slide: Crie uma cópia do slide com todas as propriedades do slide original, incluindo agendamentos dados do widget.
  11. Definir tempo do slide: altere o tempo de exibição do slide. Vídeos não levarão em consideração esse tempo, será seguido sempre o tempo original do video.
  12. Mover slide: Mova o slide para outra playlist; se você tiver mais de um broadcast, você pode mover slides entre as playlists do broadcast.
  13. Remover slide: Remova o slide e todas as suas informações da playlist; o arquivo em si será continuará em no gerenciador de arquivos.


Ao clicar na opção 8 (Configurações), você verá um pop-up contendo todas as configurações do slide.


A primeira aba corresponde ao formulário de configurações onde você pode definir Nome, Descrição, Volume, Tempo e status. Tipo de arquivo, data de criação e data de modificação também são exibidos:



Na segunda aba temos uma prévia do slide:


A terceira refere-se ao cronograma de slides, que será abordado mais adiante



Se o slide for um widget, você terá uma opção adicional para editar os dados do widget:



Ao clicar nesta opção você terá acesso a uma nova aba no pop-up Configurações.


Nesta aba, Slide Advanced, podemos editar todos os dados do Widget; esses dados diferem de widget para widget e pode ser editado na forma de formulário. Após preencher o formulário, você pode visualizar o widget clicando no botão "Preview" ou salvando imediatamente clicando no botão "Save"



Os dados do widget também podem incluir arquivos, imagens ou vídeos; esses arquivos podem ser selecionados em Meus Arquivos. Esse Widget, por exemplo, tem como parâmetro uma imagem


Para selecionar uma imagem clique no botão de escolher arquivo conforme mostrado acima.  Após clicar no botão, um pop-up aparecerá, mostrando as pastas do seu My files conforme você criou anteriormente, permitindo que você escolha o arquivo desejado.


Você pode pesquisar ou navegar pelas pastas para encontrar o arquivo desejado. 



Os arquivos em cinza não podem ser escolhidos, o campo do Widget determina o tipo de arquivo que pode ser escolhido, se podemos escolher uma imagem ou um vídeo. Para selecionar o arquivo desejado clique nele e depois clique em "OK" para confirmar e fechar o pop-up. Agora você pode salvar ou visualizar os dados do widget e obter uma visualização final:




O botão "Save as template" (Salvar como modelo) permite salvar os dados do widget como um modelo para usar posteriormente, permitindo que você salve alguns dados recorrentes para evitar alterá-los o tempo todo. Após salvá-lo como modelo, o modelo estará disponível na aba Widgets no menu lateral direito, na pasta "Templates"





























Depois de arrastar e soltar o modelo na zona da sua playlist, um slide será criado e todos os widgets e dados salvos no modelo serão importados.



Mudando a ordem dos slides



Para alterar a ordem dos slides, basta clicar e segurar o número da posição do slide:



e arrastá-lo para a posição desejada:



Após escolher a posição desejada, solte-o e a alteração será salva:

Usando agendamento nos slides


Slide Schedule (Agendamento de slide) é uma ferramenta poderosa que permite agendar conteúdos a serem exibidos, agendar com antecedência de horário, agende uma data de término para o conteúdo a ser exibido e escolha a recorrência para exibir um conteúdo Para acessar a programação de slides basta clicar no botão Agendar de um Slide

Um pop-up será exibido com um calendário do mês atual:

  1. Navegue de volta por meses, semanas ou anos
  2. Navegue para frente através de meses, semanas ou anos
  3. Visualização mensal
  4. Visualização da semana
  5. Visualização da semana


Para criar um agendamento, clique em algum dia e um novo popup aparecerá com um formulário para preencher todas as informações necessárias:

  1. Nome para identificar facilmente o agendamento
  2. Cor para identificar melhor a programação em um calendário se houver vários agendamentos
  3. Data de início do agendamento
  4. Data de término do agendamento
  5. Escolha se o conteúdo é reproduzido o dia todo (All Day)
  6. Tipo de repetição, no caso de "No repeat", será válido até a Data Final


Se desmarcarmos a opção de dia todo, obteremos dois novos campos:

Nestes novos campos escolhemos o horário de início e término em que o agendamento será válido, ou seja, dentro dos dias válidos selecionados no agendamento, o slide passará apenas entre o horário selecionado. Está opção pode ser utilizada para fazer com que conteúdos passem somente no período da manhã ou da tarde.





Se mudarmos o tipo de repetição também teremos novas opções:

O Fim da repetição, se quiser, pode definir uma data final para a recorrência da repetição. Deixe em branco para definir "Recorrência infinita". E no caso de repetição diária podemos escolher os dias em que a programação será válida.



Para salvar a Agenda basta clicar em "Ok", o pop-up será fechado e a agenda criada será mostrada no calendário:


E na sequência o calendário retornará com a marcação do agendamento realizado:

Você pode clicar na agenda e um menu de contexto aparecerá:

● Options (Opções): permite editar as configurações de agendamento

● Remove (Remover): Remover o agendamento


Após criar o agendamento, um ícone indicando que o slide possui um agendamento será exibido ao lado da chave de ativação do slide




Estatísticas


É possível verificar as estatísticas de um slide, assim poderá verificar quantas vezes um slide foi visualizado.  As estatísticas por slide estão disponíveis nas configurações do slide:



Na sequência clique em "View stats for this slide" (Veja as estatísticas deste slide) 



e a página de estatísticas aparecerá:



Você poderá editar o periodo das estatisticas, basta clicar em "Start date" (data de inicio) ou "End date" (data de encerramento) 


Você poderá visualizar dois tipos de estatística: contagem e tempo. 


  • Count (Contagem) = Número de vezes que o slide foi exibido
  • Time (Tempo) = Tempo que o slide passou em exibição


Você também pode escolher a opção que exibirá os dois tipos de estatisticas juntos. 

Após selecionar o tipo de estatisca, clique no botão "See stats"
















Também é possível exportar o relatório para CSV, Excel e PDF



E no fim da página terá o relatório na integra:


Também é possível as estatisticas por hora em um determinado dia, basta clicar no dia no cabeçalho da tabela


E aparecerá as estatiscas por hora do dia selecionado:




Agora que aprendeu a realizar a gestão dos conteúdos em sua playlist, veja como verificar a quantidade de usuários ativos em seu app e como notifica-los sobre novos conteúdos. Siga este procedimento: Broadcast dashboard: Active users