Passo 1: Para acessar o analytics, selecione no Dashboard (Painel admin) a opção "Analytics", disponível logo abaixo de "Configurações".




Passo 2: Com a interface aberta, é possível verificar de início, os dados no gráfico dos últimos 7 dias.

           

Novas Notícias: A quantidade de publicação de novas notícias é demonstrado no gráfico.


Usuários Unitários: É através deste dado em que conseguimos acompanhar o número de pessoas diferentes que acessaram o aplicativo nos dias indicados.


Comentários: A quantidade de comentários por dia (independente de qual notícia seja) é exibido no gráfico. Cada usuário pode comentar diversas vezes uma mesma notícia.


Curtidas: A quantidade de curtidas por dia (independente de qual notícia seja) é exibido no gráfico. Cada usuário pode curtir apenas uma vez cada notícia.


Visualização de Notícias: Estes dados exibem a quantidade de vezes em que os usuários visualizaram as notícias (independente da notícia) no respectivo dia. Lembrando que um mesmo usuário pode visualizar várias vezes a mesma notícia.



Passo 3: Como informado no item anterior (Passo 2), primeiramente são exibidos dados dos últimos 7 dias no gráfico.

Além disso, a ferramenta de Analytics do Worksphere permite ampliar a visualização dos dados para uma quantidade maior de dias, ou para grupos de usuários específicos, selecionando o campo respectivo, conforme a imagem a seguir:



A) Na grande caixa demarcada em vermelho na imagem acima, é exibida a área para selecionar manualmente um período de datas, clicando sobre dois dias aos quais irão formar um intervalo de tempo, de onde serão exibidos os dados.

Por exemplo, na imagem abaixo foi selecionado primeiro o dia 2 de Novembro (clicando sob o dia dentro do calendário) e depois 23 de Novembro.

Ao clicar no botão "APLICAR" destacado pela cor verde na imagem abaixo, o Analytics irá exibir os dados pertencentes ao gráfico para o intervalo dentre as datas selecionadas.



B) O sistema conta também com uma pequena interface à esquerda destes calendários, onde é possível selecionar períodos pré determinados de data, como por exemplo dados dos últimos 30 dias.

(Caso o filtro não seja realizado automaticamente, é necessário clicar no botão em verde "APLICAR" para realizar o filtro):


C) Com o filtro realizado, podemos observar que mais dados estão disponíveis no gráfico. Para verificar com precisão o dado de um único dia, é preciso passar o mouse sobre uma bolinha em azul (como destacado na imagem abaixo).



Passo 4: Como demonstrado na imagem abaixo, há outro segmento à parte que exibe os dados relacionados com informações desde o desenvolvimento do app da sua empresa, mas também são apresentados dados de acordo com período selecionados ou fixos (como por exemplo dados de acessos dos últimos 7 dias).




  • Usuários (Último dia): Aqui são exibidos os dados dos usuários que acessaram o aplicativo no último dia do período selecionado em seu Analytics.


  • Usuários (Acessados no Período): Quantos usuários diferentes acessaram o aplicativo dentro do período selecionado no Analytics.


  • Total de Usuários Habilitados: Quantos usuários (ao todo) estão habilitados para usar o aplicativo. Caso seu sistema tenha acesso via ADFS/MFA ou outra integração, o bloqueio de acesso é realizado por estas plataformas terceiras (apesar do usuário continuar existindo em nosso sistema).


  • Usuários Novos: Quantos usuários novos foram registrados no aplicativo no período dos últimos 7 e 30 dias.


  • Média de Visualização (Por Usuário): Estimativa da média da quantidade de vezes que um usuário visualiza notícias dentro do período selecionado no Analytics.


  • % de Engajamento por Comentários: Considerando o universo da quantidade de usuários, este valor indica a porcentagem de estimativa da quantidade de comentários no período selecionado em relação com a quantidade de usuários diferentes que acessaram o aplicativo no período selecionado.

Por exemplo, de acordo com os dados acima, tivemos 24 comentários acumulados no período selecionado e 19 usuários diferentes que acessaram o app neste mesmo período, com isso, podemos estimar que tivemos um engajamento de comentários para além de 100% (19 usuários para 19 comentários), pois tivemos 24 comentários realizados ao todo no período dentre estes 19 usuários. Com isso, o cálculo de estimativa resulta em 126%, como no exemplo da tela acima.


  • Total de Curtidas: Quantidade total de curtidas que foram acumuladas no período selecionado do Analytics.


  • Total Visualização: Quantidade total de Visualizações/Views que foram acumuladas no período selecionado do Analytics. Um mesmo usuário pode visualizar várias vezes a mesma notícia.


  • Total de Comentários: Quantidade total de Comentários que foram acumulados no período selecionado do Analytics.


  • Total de Notícias Disponíveis: Quantidade total de notícias que estão disponíveis no aplicativo desde seu lançamento.


  • Notícias Publicadas: Quantidade de Notícias que foram publicadas no período selecionado do Analytics.


  • Android: Porcentagem de usuários que acessam o aplicativo através de um dispositivo com o sistema Android.


  • iOS: Porcentagem de usuários que acessam o aplicativo através de um dispositivo com o sistema iOS (iPhone e iPad).


  • Web: Porcentagem de usuários que acessam o aplicativo através de um Navegador/Browser.


  • Horários mais utilizados: Gráfico de calor que representa os horários mais acessados como os segmentos os mais escuros.




Passo 5: Abaixo, temos o gráfico de "pizza", o qual demonstra de onde os usuários do aplicativo têm acessado o aplicativo.

De acordo com o gráfico abaixo de exemplo, sabemos que maior parte é oriunda de acessos da versão WEB, enquanto a menor parte dos usuários acessa o app pelo sistema Android de aparelhos mobile. Já aparelhos com o sistema iOS não utilizaram o APP.


Ao lado, temos o gráfico de pizza que indica quais são as categorias mais visualizadas do APP dentro do período selecionado.




Passo 6: Por último, temos o detalhamento dos "TOP 10", ou seja, as 10 pessoas que mais comentaram / as 10 pessoas que mais curtiram e as 10 pessoas que mais visualizaram as notícias dentro do período selecionado no Analytics.



E também uma visualização geral dos últimos 10 comentários, últimas 10 curtidas e 10 visualizações de notícias do app dentro do período selecionado no Analytics.