7. Criação de Notícia (No painel Worksphere)


Passo 1: Para criar uma notícia, selecione no Menu “Notícias”, a opção “Criar Notícia”.


- Este procedimento pode ser iniciado também através da página principal, através do botão “Criar Notícia”, localizado na região superior à direita. Ou até mesmo na opção “Todas as Notícias”, no botão “Criar Notícia” localizado abaixo do título da página “Notícias”.


Passo 2: Na página “Criar Notícia”, preencha os devidos campos. Fique atento:


- No título é possível apenas inserir texto.


- O campo de conteúdo da notícia pode conter: conteúdos HTML (clicando no botão “Código Fonte” na caixa de conteúdo), imagens (clicando e arrastando), vídeos (clicando e arrastando) e arquivos PDF (clicando e arrastando).


Passo 3: À direita, atente-se em inserir as imagens pertencentes ao topo da notícia (Imagem Principal) e à imagem de destaque (Imagem Mobile). Conforme orientação descrita na página, é recomendado o tamanho de 1920x800 pixels para a Imagem Principal, e para a Imagem Mobile uma escala de 320x130.


Passo 4: Mais abaixo, é possível editar os campos de Data de Publicação e também Data de Término. Estes são campos que irão definir o momento em que a notícia estará habilitada (ou não) no aplicativo. Uma vez que é encerrado o período, caso especificado, a notícia ficará inativa no aplicativo, mas ainda presente no Backend.


Passo 5: No campo “Categoria”, selecione a categoria à qual esta notícia fará parte.
    

        OBS: Lembrando que esta configuração apenas categoriza os tipos de notícias no aplicativo.


Passo 6 (Opcional): Caso a notícia necessite de um Questionário disponível, é possível acessar um modelo modificável pelo Excel através do link/botão “MODELO” disponível na devida página. Com as mudanças realizadas, seguindo os padrões do modelo Excel, basta clicar no botão “Selecionar Arquivo” e realizar o upload da planilha.


Passo 7: Abaixo das opções descritas nos passos anteriores, é possível selecionar os grupos de usuários que poderão visualizar as notícias (caso existam), assim como se a notícia estará visível para todos os usuários do aplicativo.


Passo 8: Em “Permissões e Configurações”, estão disponíveis:


- Feed Inicial: esta opção define se a notícia aparecerá no Feed principal/inicial do aplicativo, dentre outras notícias.


- Fixar Slide no Topo: esta opção define se a notícia estará listada no “Slider”, localizado no topo do aplicativo, dentro do Feed Inicial e da respectiva categoria desta notícia.


- Mostrar Views: irá exibir na respectiva notícia quantas visualizações obteve.

OBS: se uma pessoa entrar 2 ou mais vezes na notícia, será contabilizada e somada cada visualização mesmo que seja o mesmo usuário.


- Permitir Curtir: dá permissão aos respectivos usuários para curtir a notícia.


- Mostrar Autor: esta opção define se, dentro da notícia, aparecerá o nome do responsável pela mesma.


- Permitir comentários: aqui é definido se os respectivos usuários poderão comentar (ou não) na notícia. É possível também bloquear os comentários de primeira, de forma com que fiquem listados nas propriedades da notícia, e podem ser gerenciados por administradores ou usuários com tal permissão em seus perfis.


- Permitir Curtir em Comentários: habilita a opção para que os respectivos usuários possam curtir os comentários na devida notícia.


- Permitir Compartilhamento: esta opção pode habilitar a capacidade de compartilhar somente o conteúdo escrito da notícia, através dos diversos meios disponíveis nos dispositivos iOS e Android.


- Status da Notícia: habilita ou desabilita a visualização da notícia somente para o aplicativo.


Passo 9: Para disponibilizar imediatamente a notícia no sistema com as configurações e dados inseridos, basta clicar no botão “PUBLICAR” ao fim da página, ou caso desejar publicar em outro momento, clique em “SALVAR RASCUNHO”.