Configuração do fluxo de aprovação


Para habilitar o fluxo de aprovação de notícias, é necessário solicitar através e-mail dev@b2midia.com.br.


Após ter o módulo habilitado, vamos configurar o perfil dos usuários que terão acesso de redator e de revisor.


Para configurar os usuários, vá em Configurações -> Perfis de Acesso.



Na página de Perfis de Acesso, é possível criar ou editar um perfil.

Caso queira criar um novo perfil para os usuários, utilize esse procedimento ou edite um perfil existente.


Para o usuário Redator, é necessário selecionar a opção Notícias - Usuário Redator


Para o usuário Aprovador, é necessário selecionar a opção Notícias - Usuário Aprovador


Após configurar os perfis de acesso, atribua os perfis aos respectivos usuários, caso precise criar um usuário clique aqui.


Para atribuir o perfil de acesso para o usuário, vá em Configurações -> Usuários e selecione o usuário que deseja atribuir o perfil. Lembrando que o perfil pode ter nomes diferentes dos exemplos abaixo.



ou



Após definir os perfis de acesso, os usuários terão em seu menu de notícias, um menu de aprovação e um menu de revisão, dependendo do perfil que foi selecionado.




Obs.: Ao habilitar o fluxo de aprovação, todos os usuários com acesso as notícias, terão o acesso de redator. Somente após configurar o perfil de acesso que um usuário terá permissão de aprovador.


Obs.: Ao habilitar o fluxo de aprovação, toda solicitação de aprovação, revisão e publicação ficam com histórico armazenado no final da pagina de edição da própria notícia.


Passo a passo do fluxo de aprovação


O processo de criação de uma notícia continua o mesmo, apenas ao final o botão de publicar mudou para solicitar aprovação e um novo campo de mensagem que é opcional, para que o redator coloque alguma nota para o aprovador.



Após criar a notícia e clicar em SOLICITAR APROVAÇÃO, a notícia ficará com a flag Em aprovação na cor amarela e o status Inativo



E ao acessar a notícia, é possível visualizar o histórico de aprovação da notícia.



Caso a notícia tenha que ser revisada, o usuário aprovador deve indicar os pontos de revisão no campo de Mensagem de revisão e clicar no botão de SOLICITAR REVISÃO



E a notícia ficará com a flag Em revisão na cor vermelha.


Na notícia o histórico ficará com os pontos indicados para correção.



Após corrigir os pontos indicados e solicitar uma nova aprovação, o usuário aprovador receberá a notícia com a flag Em revisão e poderá publica-la.


Após ser aprovada, a notícia ficará com a flag Aprovada na cor verde.


O histórico da notícia ficará com todas as interações dos usuários.



Para os usuários aprovadores, existe um atalho para aprovação das notícias, clicando no menu Notícias -> Aprovar Notícias, onde uma lista com as notícias será exibida e nas ações das notícias há dois ícones, uma lupa e um checkbox, no qual a lupa fornece um preview rápido da notícia em uma página separada e o checkbox permite aprovar a noticia com 2 cliques.



Ao clicar no ícone do checkbox, uma caixa de dialogo vai solicitar a confirmação de aprovação, que caso seja SIM, a notícia é publicada.



Obs.: O fluxo de aprovação das notícias não mantem o histórico de alterações feitas, uma boa pratica para tal é inserir nos campos de mensagem da aprovação qualquer conteúdo que queira manter um histórico.


Caso tenha outras dúvidas ou queira mais esclarecimentos, entre em contato através do e-mail dev@b2midia.com.br