Olá, seja bem-vindo(a) ao procedimento que irá te auxiliar em possíveis dúvidas e na gestão dos conteúdos dos Widgets de Aniversariantes voltados para os conteúdos internos.


Abaixo, podemos identificar os respectivos Widgets deste pacote. Segue o índice.



ÍNDICE


Os widgets de 2023 possuem responsividade para todas as telas e um certo grau de tolerância para zonas com tamanhos não convencionais, podendo quebrar caso a zona seja muito diferente do convencional. O ideal é que a zona sempre esteja no tamanho da playlist, 1280x720 ou 1920x1080, por exemplo.



Todas as imagens abaixo são meramente ilustrativas para auxiliar nas ilustrações e destaques do conteúdo escrito.

O conteúdo e cores são definidos para fins de demonstração dos respectivos widgets.



Widgets 2023



Introdução



Os widgets de 2023 são visualmente similares, havendo algumas mudanças de layout, campos e forma de exibição dos aniversariantes. Portanto, vamos abordar os widgets de acordo com suas similaridades e funcionamento.


Como mencionado no início, os widgets de 2023 são responsivos, ou seja, não há necessidade de distinção de formatos de telas. O mesmo widget funciona em orientações verticais e horizontais.


Importante: Nenhum widget exibirá a idade das pessoas adicionadas, apenas a data de seu aniversário.




Você encontrará esses widgets no seguinte caminho: 

Menu lateral direito > Widgets Grátis > Aniversariantes






























Preview dos widgets 2023



Aniversariantes 01, 02, 03, 04 e 05

Os widgets de Aniversariantes 01, 02, 03, 04 e 05 terão o mesmo funcionamento e opções de personalização, alterando apenas o layout dos itens exibidos e alguns terão a opção de adicionar a foto do aniversariante. Esses 3 widgets exibirão 3 imagens simultâneas com um texto definido por você. 


Opções disponíveis de configuração:

Vocês verá como configurar essas abas no próximo tópico: Configurando o seu widget.


  • Aniversariantes 01

    Funcionamento: Exibição de 4 pessoas (com foto) por vez. Caso haja mais de 4 pessoas, o widget irá separar a exibição em páginas com 4 itens até concluir os aniversariantes do mês atual.

    Obs: Caso não haja uma foto selecionada, será usado um ícone padrão

     
  • Aniversariantes 02Funcionamento: Exibição de 6 pessoas (sem foto) por vez. Caso haja mais de 6 pessoas, o widget irá separar a exibição em páginas com 6 itens até concluir os aniversariantes do mês atual.
     
  • Aniversariantes 03

    Funcionamento: Exibição de até 6 pessoas (sem foto) por vez, sendo 2 em cada categoria (Ontem, hoje e amanhã). Caso haja mais de 2 pessoas em cada item, o widget irá alternando a coluna em questão com os demais itens até concluir os aniversariantes daquele dia (Ontem, hoje ou amanhã)

  • Aniversariantes 04
    Funcionamento: Exibição de até 3 pessoas (sem foto) por vez em forma de lista. Caso haja mais de 3 pessoas, o widget irá separar a exibição em páginas com 3 itens até concluir os aniversariantes do mês atual.

  • Aniversariantes 05 Funcionamento: Exibição de uma (01) pessoa (com foto) por vez.. O widget irá alternando os aniversariantes um por vez até concluir os aniversariantes daquele mês.


Configurando o seu widget



Todos os widgets atuais possuem um padrão de configuração, onde podemos personalizar cores, abertura, linguagem e tempo das imagens.


Para acessar está aba, basta clicar no atalho de edição do widget:



Após o clique, será aberto a tela de configuração do widget, onde teremos algumas abas para editar o widget em questão. Alguns widgets terão menos campos, pois isto varia conforme o layout e proposta do widget.

Vamos mostrar todos os campos, mas, caso o widget que você esteja editando não tenha alguns dos campos, é por conta de não dispor daquele recurso/ajuste.


As principais abas para os widgets de Galeria são:



Aba Configurações




Em "Configurações" vamos editar alguns itens relacionados à parte visual do widget. Esta aba é dividida em 4 partes. São elas:


Abertura:


Este conjunto de configurações, define como será a abertura/entrada do seu widget.


  • Shapes introdução - Caso esteja ativado, a animação de início terá shapes (formas geométricas) para fazer abertura e encerramento. Caso seja desativado, haverá animação de abertura, porém, sem shapes/formas.

    Exemplo de abertura/encerramento sem shape:
  • Shapes introdução (seleção) - Uma vez ativado, você poderá selecionar 3 opções de formas para a abertura/encerramento:

    Redondo:

    Quadrado:

    Triangulo: 



  • Introdução - Caso desabilite, não haverá nenhuma animação de abertura ou encerramento. O widget iniciará direto nas imagens selecionadas

    Exemplo:






Cores:


Para exemplificar o local de cada cor, vamos definir cada campo com Vermelho, assim fica evidente a área em que a cor é aplicada



  • Cor principal - 


  • Cor secundária -












  • Cor de fundo -
  • Cor do texto -





Configuração:



  • Linguagem - Possibilidade de alterar o idioma da label padrão do widget que aparece na abertura. Os idiomas disponíveis são: português, inglês e espanhol.
A opção de linguagem traduz somente a label padrão do widget. Está opção não irá traduzir os textos inseridos na aba "Aniversariantes"
  • Tempo dos itens - Tempo de exibição dos aniversariantes. (Caso o widget tenha imagens no aniversariante, o tempo das imagens é o que definirá o tempo de exibição. O tempo das imagens é configurado na próxima aba de configuração)

  • Imagem do Background - Seleção de uma imagem personalizada para o background do widget. Por padrão, o widget já possui uma imagem no background. Caso o widget não tenha esta opção, significa que ele não possui o background configurável.





Imagens:


  • Tempo das imagens - Definição do tempo em que os aniversariantes ficarão em exibição. 

    O tempo padrão de exibição é 15 Segundos.



Aba Aniversariantes



Em "Aniversariantes" vamos configurar os aniversariantes que aparecerão no widget. 

Nesta aba temos os seguintes botões





  • Adicionar item - Clique para criar um novo item, neste contexto, um novo aniversariante. Ao clicar neste botão, será criado um novo item com o campo para adicionar as informações dos aniversariante. Basta preenchê-lo para que o aniversariante seja considerado no widget.
    Para excluir um item, clique o ícone de lixeira no canto superior direito.

    Obs: Nome e Data de nascimento são campos obrigatórios



    Você pode adicionar vários itens em seu widget, assim ele sempre terá aniversariantes para exibição, mas se atente sempre ao formato de exibição do widget, o qual foi descrito no começo deste procedimento.

    Também é possível desativar um item clicando na chave ao lado da lixeira.
    Estando verde, significa que o item está ativado, estando vermelho significa que o item está desativado, ou seja, não será considerado pelo widget.


  • Remova todos os itens - Ao clicar neste botão, será removido todos os itens deste widget. É uma maneira fácil de limpar a lista de itens

  • Remova os itens selecionados - Ao clicar neste botão, será removido da lista todos os itens selecionados. Para selecionar um item, basta clicar na caixinha ao lado do item








  • Importar do excel - Este recurso serve para importar uma lista grande com agilidade. Monte uma planilha seguindo os campos do item e faça o upload dela.

    Exemplo de planilha para o widget "Aniversariantes 01":
Obs: O campo de foto não é reconhecido pelo widget no formato de planilha, apesar disto, como este é um campo válido, é necessário deixar uma coluna dedicada para este item. Após upload você poderá selecionar as fotos manualmente.
  • Clicando no botão "Import from excel", um pop-up será aberto para você selecionar sua planilha.Clique em "Browse" para selecionar sua planilha.

    Clique em "Ignore header/first line" para que o cabeçalho seja ignorado.

    Cloque em "Ok" para concluir o upload da planilha.

    Agora os itens estão criados conforme a planilha:


  • Para adicionar uma foto no item, ci basta clicar no ícone de lupa ao lado do campo foto para selecionar uma imagem para o aniversariante.
    O seguinte pop-up será aberto:

    Localize a pasta em que está a imagem ou use o campo "Search" para procurar pelo nome da imagem.

    Exemplo:
    Após selecionar a imagem, clique em "OK" e o item ficará deste forma:





O que achou? Estes Widgets de cortesia te auxiliaram no que precisava?

Em caso de quaisquer dúvidas, entre em contato conosco:

Via e-mail suporte@b2midia.com.br
Via telefone (11) 2382-9631 Ramal 1 - Suporte Técnico

Via Whatsapp (11) 94392-6579 (cadastro necessário)