Olá, seja bem-vindo(a) ao procedimento que irá te auxiliar em possíveis dúvidas e na gestão dos conteúdos dos Widgets voltados para os conteúdos internos.


Abaixo, podemos identificar os respectivos Widgets deste pacote. Temos as opções:



ÍNDICE



Os widgets de 2023 possuem responsividade para todas as telas e um certo grau de tolerância para zonas com tamanhos não convencionais, podendo quebrar caso a zona seja muito diferente do convencional. O ideal é que a zona sempre esteja no tamanho da playlist, 1280x720 ou 1920x1080 por exemplo.



Todas as imagens abaixo são meramente ilustrativas para auxiliar nas ilustrações e destaques do conteúdo escrito.

O conteúdo e cores são definidos para fins de demonstração dos respectivos widgets.





Widgets 2023




Introdução



Os widgets de 2023 são visualmente similares, havendo algumas mudanças de layout, campos e forma de exibição da imagem. Portanto, vamos abordar os widgets de acordo com suas similaridades e funcionamento.


Os formatos aceitos pelos widgets são: JPEG, PNG e GIF. Também é possível selecionar uma pasta inteira para exibição em formato de slideshow.


Como mencionado no inicio, os widgets de 2023 são responsivos, ou seja, não há necessidade de distinção de formatos de telas. O mesmo widget funciona em orientações verticais e horizontais.


Você encontrará esses widgets no seguinte caminho: 

Menu lateral direito > Widgets Grátis > Imagens






























Preview dos widgets 2023




Galeria 01, 02 e 03

Os widgets de Galeria 01, 02 e 03 terão o mesmo funcionamento e opções de personalização, alterando apenas o layout dos itens exibidos. Esses 3 widgets exibirão 3 imagens simultaneas junto com um texto definido por você. 


Opções disponíveis de configuração:

Vocês verá como configurar essas abas no próximo tópico: Configurando o seu widget.


Caso adicionem mais de 3 imagens ou uma pasta com multiplas imagens, o widget irá alternar a exibição de 3 em 3 imagens até completar todas imagens selecionadas.

  • Galeria 01 
  • Galeria 02 
  • Galeria 03


Galeria 04, 05 e 07


Os widgets de Galeria 04, 05 e 07 terão o mesmo funcionamento e opções de personalização, alterando apenas o layout dos itens exibidos. Esses 3 widgets exibirão 1 imagem por vez junto com um texto definido por você. 


Opções disponíveis de configuração:

Vocês verá como configurar essas abas nos próximo tópico: Configurando o seu widget.


Caso adicionem mais de 1 imagem ou uma pasta com multiplas imagens, o widget irá alternar a exibição imagem por imagem até completar as imagens selecionadas.


  • Galeria 04
  • Galeria 05
  • Galeria 07

Galeria 06


O widget de Galeria 06 é o único que permite a adição de um título antes do texto, tornando possível a criação de uma noticia com título, descrição e imagens. Esse widget exibirá 1 imagem por vez junto com o título e texto definido por você. 


Opções disponíveis de configuração:

Vocês verá como configurar essas abas nos próximo tópico: Configurando o seu widget.


Neste widget não é possível selecionar uma pasta de imagens. Você pode criar vários itens com imagens selecionadas manualmente.


  • Galeria 06






Galeria 08 e 09


Os widgets de Galeria 08 e 09 terão o mesmo funcionamento e opções de persoalização, alterando apenas o layout dos itens exibidos. Esses 3 widgets exibirão 1 imagem por vez junto com um texto definido por você. 


Opções disponíveis de configuração:

Vocês verá como configurar essas abas nos próximo tópico: Configurando o seu widget.


Caso adicionem mais de 1 imagem ou uma pasta com multiplas imagens, o widget irá alternar a exibição imagem por imagem até completar as imagens selecionadas.



  • Galeria 08
  • Galeria 09





Configurando o seu widget



Todos os widgets atuais possuem um padrão de configuração, onde podemos personalizar cores, abertura, linguagem e tempo das imagens.


Para acessar está aba, basta clicar no atalho de edição do widget:



Após o clique, será aberto a tela de configuração do widget, onde teremos algumas abas para editar o widget em questão. Alguns widgets terão menos campos pois, isto varia de acordo com o layout e proposta do widget.

Vamos mostrar todos os campos, mas, caso o widget que você esteja editando não tenha alguns dos campos, é por conta de não dispor daquele recurso/ajuste.


As principais abas para os widgets de Galeria são:



Aba Configurações




Em "Configurações" vamos editar alguns itens relacionados à parte visual do widget. Esta aba é dividida em 4 partes. São elas:




Abertura:


Este conjunto de configurações, define como será a abertura/entrada do seu widget.


  • Shapes introdução - Caso esteja ativado, a animação de inicio terá shapes (formas geométricas) para fazer abertura e encerramento. Caso seja desativado, haverá animação de abertura, porém, sem shapes/formas.

    Exemplo de abertura/encerramento sem shape:


  • Shapes introdução (seleção) - Uma vez ativado, você poderá selecionar 3 opções de formas para a abertura/encerramento:

    Redondo:
    Quadrado:
    Triangulo:

  • Introdução - Caso desabilite, não haverá nenhuma animação de abertura ou encerramento. O widget iniciará direto nas imagens selecionadas

    Exemplo:

   






Cores:


Para exemplificar o local de cada cor, vamos definir cada campo com vermelh, assim fica evidente a área em que a cor é aplicada



  • Cor principal - 


  • Cor secundária -












  • Cor de fundo -
  • Cor do texto -





Configuração:




  • Icone de mensagens (Exclusivo do widget Notícias internas 02): Altera o icone ao lado do titulo. Exemplo:

  • Linguagem - Possibilidade de alterar o idioma da label padrão do widget que aparece na abertura. Os idiomas disponíveis são: português, inglês e espanhol.
A opção de linguagem traduz somente a label padrão do widget. Está opção não irá traduzir os textos inseridos na aba "Noticias"


  • Fonte Descrição - Tamanho da fonte do texto inserido na descrição.

  • Fonte Títulos - Tamanho da fonte do texto inserido no tiítulo.


Abertura:


  • Número de notícias - Definição da quantidade de noticias que serão exibidas. 
  • Duração das notícias - Definição do tempo em que as noticias ficarão em exibição.




Imagens:


  • Tempo das imagens - Definição do tempo em que as imagens ficarão em exibição. 

    O tempo padrão de exibição é 15 Segundos.



Aba Noticias



Em "Noticias" vamos criar o texto que aparecerá junto das imagens selecionadas no widget. Você pode utilizar este campo para inserir uma breve descrição das imagens ou do contexto delas. Nesta aba temos alguns botões





  • Adicionar item - Cilque para criar uma nova noticia. Ao clicar neste botão, será criado um novo item com o campo de texto em branco. Basta preenche-lo para que o texto seja considerado no widget.
    Para excluír este item, clique o icone de lixeira no canto superior direito.

    Obs: Todos os widgets de galeria que tiverem a opção "Noticias", será obrigatório o preencimento do campo. Caso não seja preenchido, as imagens não serão exibidas.


    Você pode adicionar mais de um item, assim o widget irá alternar a exibição da descrição, revezando de acordo com o tempo das imagens.

    Também é possível desativar um item clicando na chave ao lado da lixeira.
    Estando verde, significa que o item está ativado, estando vermelho significa que o item está desativado.
  • Remova todos os itens - Ao clicar neste botão, será removido todos os itens deste widget. É uma maneira fácil de limpar a lista de itens

  • Remova os itens selecionados - Ao clicar neste botão, será removido da lista todos os itens selecionados. Para selecionar um item, basta clicar na caixinha ao lado do item







  • Importar do excel -Este recurso serve para importar uma lista grande com agilidade. Monte uma planilha seguindo os campos do item e faça o upload dela. Como neste caso temos apenas um campo, podemos criar a planilha da seguinte forma:


    Clicando no botão, um pop-up será aberto para você selecionar sua planilha.

    Clique em "Browse" para selecionar sua planilha.

    Clique em "Ignore header/first line" para que o cabeçalho seja ignorado.

    Cloque em "Ok" para concluir o upload da planilha.

    Agora os itens estão criados de acordo com a planilha.

Aba Slideshow



Em "Slideshow" temos a possibilidade de selecionar uma pasta, assim o widget exibirá varias imagens em sequência de acordo com os itens que estão dentro da pasta. 

Lembrese: O widget só finalizará quando acabar de exibir os itens da pasta, portanto, certifique-se de deixar na pasta apenas o itens que realmente queira exibir.



  • Diretório - Clique no icone de lupa e será aberto o seu diretório de pastas do My Files (gerenciador de arquivos da sua conta B2 Mídia.)

    Localize a pasta em que as fotos estão armazenadas e clique nela:

    A pasta selecionada ficará da cor azul e mostrará miniaturas das imagens que estão dentro daquela pasta, assim pode confirmar os itens antes de selecionar. Caso seja isto mesmo, clique em "OK".

Caso seja selecionado uma pasta e imagens individuais, o widget dará prioridade para a pasta e não exibirá as imagens selecionadas individualmente




Aba Fotos individuais


Em "Fotos individuais" vamos adicionar imagens individuais para exibição no widget. Você terá acesso ao mesmo menu de  noticias, pois a dinamica é a mesma, a diferença é que será selecionado imagens do seu gerenciador de arquivos.



  • Adicionar item - Clique para criar uma nova imagem. Ao clicar neste botão, será criado um novo item com o campo de foto em branco. Basta clicar no icone de lupa para selecionar uma imagem para o widget.
    O seguinte pop-up será aberto:
    Localize a pasta em que está a imagem ou use o campo "Search" para procurar pelo nome da imagem.

    Exemplo:
    Após selecionar a imagem, clique em "OK".


    Para excluír um item criado, clique no icone de lixeira no canto superior direito.


    Você pode adicionar mais de um item, assim o widget irá alternar a exibição das imagens na sequência dos itens, revezando de acordo com o tempo das imagens definido na aba "Configurações".

    Também é possível desativar um item clicando na chave ao lado da lixeira.
    Estando verde, significa que o item está ativado, estando vermelho significa que o item está desativado.

  • Remova todos os itens - Ao clicar neste botão, será removido todos os itens deste widget. É uma maneira fácil de limpar a lista de itens

  • Remova os itens selecionados - Ao clicar neste botão, será removido da lista todos os itens selecionados. Para selecionar um item, basta clicar na caixinha ao lado do item







  • Importar do excel - No caso de imagens, está opção não estará disponível. Caso deseje adicionar multiplas imagens, utilize a aba "SlideShow" mostrada anteriormente.



Aba Imagens (Exclusivo do widget Galeria 06)


Em "Imagens" no widget Galeria 06, você terá basicamente o menu de itens mostrado anteriormente, porém, será possível criar uma "Notícia completa", onde irá adicionar os seguintes itens:

  • Foto - Adicione uma foto em sua exibição.
  • Título da imagem - Crie um título para sua exibição 
  • Descrição da Imagem - Coloque uma descrição para contextualizar a imagem

Exemplo:






O que achou? Estes Widgets de cortesia te auxiliaram no que precisava?

Em caso de quaisquer dúvidas, entre em contato conosco:

Via e-mail suporte@b2midia.com.br
Via telefone (11) 2382-9631 Ramal 1 - Suporte Técnico

Via Whatsapp (11) 94392-6579 (cadastro necessário)