O Raspberry Pi 4 é a geração mais recente do mini PC, e traz uma série de novidades em relação ao modelo anterior. O dispositivo conta com processador quad-core e memória RAM de até 4 GB. Além disso, oferece suporte para até dois monitores em 4K, uma das atualizações que prometem ser úteis para quem deseja um computador para o dia a dia.
Ficha técnica
Processador: Broadcom (Cortex-A72 quad-core de até 1,5 GHz)
Memória RAM: 1 GB, 2 GB ou 4 GB de DDR4
Gráficos: VideoCore de 500 MHz com suporte até 4K a 60 fps
Conectividade: USB-C (energia), 2x USB 3.0, 2x USB 2.0, 2x micro HDMI, fone de ouvido, microSD, Gigabit Ethernet, Wi-Fi e Bluetooth.
Sistema Operacional
O Raspberry utiliza o sistema operacional Raspberry Pi OS (Raspibian), o qual é baseado no DebianLinux, focando na otimização do sistema para o Hardware em questão.
Gerenciador de Pacotes: APT
Especificações
O Raspberry Pi 4 conta com um processador quad-core da Broadcom, com velocidades de até 1,5 GHz em cada um de seus núcleos Cortex-A72, mais poderosos do que os A53 do antigo Pi 3. Dessa forma, o novo modelo promete um processamentos de dados ainda superior em relação à antiga geração.
Outro detalhe importante das fichas técnicas é a quantidade de memória RAM. O Raspberry Pi 4 pode ser adquirido com 1 GB, 2 GB ou 4 GB de RAM no padrão DDR4, mais recente e rápido que as versões anteriores. A Raspberry Foundation, entidade que desenvolve o miniPC, afirma que, com essas especificações, o Pi 4 funciona de forma equivalente a um desktop de entrada, sendo uma opção mais barata.
Recursos extras
O Raspberry Pi 4 conta com algumas melhorias relacionadas a conectividade e funcionalidades. A nova geração da placa chega com duas portas USB 3.0 e conexão de rede pela interface Gigabit Ethernet. Além disso, o modelo mais novo conta com Bluetooth 5.0 e USB-C no lugar do microUSB para conexão com fontes de energia, padrões mais recentes que prometem maior desempenho.
O Pi 4 ainda traz hardware com capacidade para decodificar vídeos em H.265, o que torna a placa mais robusta como central de mídia. Além disso, a presença de duas interfaces microHDMI permitem usar um Raspberry Pi 4 para controlar dois monitores em resolução 4K ao mesmo tempo.
Mudanças
Com processador mais poderoso, memória RAM de até 4 GB e suporte ao 4K, a placa trouxe upgrades significativos que devem ser suficientes para substituir um desktop básico, diferente do Pi 3, que contém algumas limitações. O Raspberry Pi 3 está disponível para comprar com apenas 1 GB de RAM DDR2, antigo padrão de memória que começou a sair de circulação entre os anos de 2007 e 2008 nos PCs. O Pi 4, que poderá ser adquirido com 1 GB, 2 GB ou 4 GB de RAM, usa o padrão DDR4, mais recente e rápido.
Há ainda diferenças importantes na capacidade de processamento gráfico entre as plaquinhas. O Pi 3 é capaz de dar saída a uma resolução máxima de 1080p a 60 fps. O Pi 4, por outro lado, pode controlar telas 4K a 60 fps.
CLIQUE AQUI para acessar os procedimentos sobre as configurações e set-up do Raspberry Pi 4.