Agora a plataforma da B2 possui novos widgets para redes sociais, permitindo exibir postagens do Facebook, Instagram, twitter e LinkedIn. Estes widgets funcionam com o auxílio do sistema de Data Source. Neste procedimento, você irá aprender como utilizá-los.
Para o widget identificar o perfil que ele deve puxar as postagens, você deve criar um Data Source.
Criando o DataSource
1. No menu lateral, clique na aba "Data Sources".
2.Clique em "New Datasource":
3. Selecione o tipo de Datasource que pretende utilizar. Atualmente, para redes sociais temos: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.
4. Associe uma conta no Data Source escolhido.
- Obs: Com excessão do Twitter, que te permite selecionar qualquer perfil para trazer postagens, todos os DataSources de redes sociais solicitam que seja realizado login no perfil das postagens.
- O campo "Name" será preenchido de acordo com a conta logada, portanto, não é necessário preenche-lo.
- Ao clicar em "Login with Facebook", ele irá abrir um pop-up para logar na plataforma e associar a conta:
No datasouce do Instagram haverá duas opções de login, o "Pesonal" e o "Business" No Personal, o login é realizado diretamente com a conta do Instagram. Nesta opção, por ser um login comum, a API da rede social não traz foto do perfil da conta e nem informações como numero de likes e comentários. No Business o login é realizado com a conta do facebook ligada ao Meta Business, portanto é necessário que a conta do facebook esteja vinculada à conta do Instagram. Neste caso a API manda a foto do perfil, quantidade de likes e comentários
- Após efetuar login, a aba de Data Source irá ficar desta forma:
- Basta selecionar a página desejada e clicar em "Create DataSource" para confirmar.
Configurando os widgets
1. Em sua playlist, vá ao menu lateral direito e clique em "VDS Gadgets".
2. Dentro da pasta você terá acesso aos widgets de redes sociais. Basta clicar, segurar e arrastar para dentro de sua playlist
3. Uma vez que o widget esta dentro da playlist, clique no ícone de edição:
4. Agora basta configurar o widget selecionando o Datasource que você configurou no início do procedimento.
4.1 - Config
- Selecione o nome do Datasouce que você criou nos passos anteriores.
- Número de postagens que vão aparecer no widget.
- Tempo de duração de cada post no widget. (Obs: Em caso de vídeos, o tempo do post será dinâmico conforme o tempo do vídeo.)
- Linguagem de alguns itens de marcação do post. (Obs: este item não irá traduzir o post em si, apenas itens como a palavra like/curtida)
- Período limite de postagens que o widget considera válido. Por padrão vem em "Geral", ou seja, sem restrição, mas caso ative, poderá definir que o widget mostre apenas postagens num período específico. Ex: até 30 dias, até 60 dias, 90 (A cada 30 dias até no máximo 360 dias)
Obs: As API's disponibilizam aproximadamente os últimos 20 posts da conta, independente do período. A filtragem de período é realizada pelo widget na configuração que mostramos a cima;
4.2 - Abertura
Este conjunto de configurações, define como será a abertura/entrada do seu widget.
- Shapes introdução - Caso esteja ativado, a animação de início terá shapes (formas geométricas) para fazer abertura e encerramento. Caso seja desativado, haverá animação de abertura, porém, sem shapes/formas.
Exemplo de abertura/encerramento sem shape:
- Shapes introdução (seleção) - Uma vez ativado, você poderá selecionar 3 opções de formas para a abertura/encerramento:
Redondo:Quadrado:Triangulo: - Introdução - Caso desabilite, não haverá nenhuma animação de abertura. O widget iniciará direto nas imagens selecionadas
Exemplo:
4.3 - Estilos
Selecione o tamanho da fonte do post:
4.4 - Cores
Selecione as cores da abertura do widget.
Para exemplificar o local de cada cor, vamos definir cada campo com vermelho, assim fica evidente a área em que a cor é aplicada
- Cor principal:
- Cor secundaria:
- Cor de fundo
4.4 - Filtrar posts com #
Adicione hashtags para filtrar postagens, ou seja, caso você deseje apenas exibir posts da sua conta de um determinado tema, basta adicionar a # que está presente no post.
Exemplo:
Desta forma, no exemplo em questão, apenas os posts que tiverem a #GestãoDeCanais aparecerão no widget.
Você também pode adicionar mais de uma hashtag, basta separá-las por vírgula. Exemplo:
A condição é trazer posts com as hashtags adicionadas no campo. As hashtags não serão somadas para formar a condição. No exemplo anterior, o widget buscará posts que contém #B2Mídia ou #GestãoDeCanais.
4.4 - Informações do perfil
Ative/desative o QR Code que aponta para o post.
4.4 - Configurações
Selecione a linguagem das labels fixas do widget. Opções: Português, espanhol e inglês.
Este campo não irá traduzir o seu post. Ele mudará apenas termos que o widget utiliza. Exemplo: Curtir/Like, comments/Comentários, etc.
Exemplo de preenchimento:
Caso tenha outras dúvidas sobre gestão de conteúdo, acesse nossa pasta de procedimentos: B2DS - Slides e Conteúdo.
Canais oficiais de atendimento - Suporte Técnico
Telefone: (11) 2382-9631 - Ramal 01 ou (11) 94392-6579
Email: Suporte@b2midia.com.br