Olá! Seja bem-vindo(a) ao procedimento que irá te auxiliar no entendimento de como é calculado o UPTIME no Sistema de Monitoramento. Reforçamos que este sistema é utilizado para métricas de automação interna na B2 Mídia, em um sistema de uso restrito.



O cálculo de uptime é realizado em algumas partes da aplicação. A baixo temos um tópico dedicado a cada uma delas:


Terminais



Na aba de terminais temos a listagem de terminais conforme os filtros selecionados. Por padrão, ao abrir a página, o filtro de "Terminais em atividade" já vem ativado. 


No cabeçalho da página, temos a informação de uptime: 


Este campo calcula a média de UPTIME dos terminais filtrados pelo usuário, independente da exibição na página. Portanto, utilize os filtros para especificar os terminais que serão considerados neste cálculo.


Ao utilizar o campo de busca, o UPTIME exibido passará a considerar os itens listados na página atual, assim permite a exibição de cenários além dos filtros. Uma vez que o campo de pesquisa esteja em branco, o UPTIME voltará a considerar todos os itens retornados pelo filtro, independente da página atual.


A validação do estado do terminal "Em atividade" não é validada conforme o estado atual do terminal, mas sim levando em consideração o estado que o terminal estava em cada dia no período selecionado. Ou seja, por mais que o terminal esteja no estado "Desligado" hoje, mas em algum momento do período selecionado ele esteve "Em atividade", esse dia em atividade será considerado no cálculo da média de uptime.


Desta forma, a maneira ideal de verificar o uptime de um grupo de terminais é abrindo a listagem de terminais, filtrar o grupo desejado e remover os filtros de estado, desta forma, todos os estados serão considerados pelo filtro, mas apenas os dias em que os terminais estiveram "Em atividade" serão considerados para o cálculo.


Segue um exemplo teórico: 


Vamos a um exemplo prático: 


Para puxar o UPTIME da conta Santa Cruz, vamos usar o campo de busca para pesquisar pela conta e tirar os filtros de estados, para que todos os terminais da conta sejam listados.


(Período considerado: 01/01/2025 a 31/01/2025)


Neste exemplo, por mais que o 1° terminal esteja desligado e apareça na lista, como ele não teve nenhum dia "Em atividade" (conforme as barrinhas), ele não teve influência no uptime final.


No 2° terminal, como ele não estava em atividade até o dia 12/01, ele influenciou negativamente no uptime apenas do dia 13/01 a 31/01.


Se alterarmos o período para 01/01/2025 a 12/01/2025, o uptime ficará 100%, mesmo que hoje (fora do período verificado) o estado esteja "Desligado" ou "Não monitorado", pois no período verificado, em cada dia analisado, o terminal estava em um estado diferente de "Em atividade", portando os dias em questão não foram considerados na média do uptime.




Agrupamento dos terminais para o uptime


Para gerar o uptime, passamos por duas etapas: 


1° - Calculamos a média dos terminais filtrados de acordo com cada servidor em que eles estão, resultando em médias dos terminais separadas por cada servidor.

2° - Com a média de cada servidor relacionado aos terminais do filtro, é calculado uma média simples dos valores finais de cada servidor.


Importante: Quando usado o filtro de servidor, apenas os servidores marcados serão considerados no uptime


Como este agrupamento considera todos os servidores com o mesmo peso em termos de terminais, é esperado que novos servidores ou uma grande diferença na quantidade de terminais por servidor, gere um desbancadamente no uptime global (todos os servidores). Exemplo: 

Servidor: TV1TV2TV3
Quantidade de terminais: 5007001
Porcentagem do uptime:100%100%
0%

Resultado: 66% de uptime global, onde o TV3 com apenas 1 terminal tem o mesmo peso do TV2 que possui 700 terminais.




Uptime dos servidores


Na tela inicial do monitoramento foi adicionada uma seção de uptime dos servidores + uptime global. Toda a lógica explicada na aba terminais se aplica aqui, tratando-se apenas de um atalho, permitindo alterar o período dos dados.


O global deste item é a média simples do uptime dos servidores, seguindo o mesmo formato explicado no item "agrupamento dos terminais para o uptime".




Contas


Na aba "Contas", agora temos a informação de uptime da conta. Ao abrir a página, por padrão, o período considerado para gerar o uptime são os últimos 30 dias. Você pode alterar este período usando os filtros.


O cálculo na aba de contas é igual ao uptime geral na aba de terminais, onde são considerados os dias "Em atividade" de cada terminal para gerar o uptime. Para mais detalhes, volte ao tópico que detalhada o uptime dos terminais.


Seguindo o mesmo período (01/01/2025 a 31/01/2025), usando a conta do "Santa Cruz", conforme o exemplo da aba "terminais", temos o mesmo uptime: